top of page
Foto do escritorRedação Alcance

Uso do celular: quais malefícios o excesso pode causar?



No passado, era comum que para se divertir nossos filhos recorressem às brincadeiras que envolvessem atividades como correr, pular, entre outras que exercitassem sua criatividade. Mas nos últimos anos temos observado que essas atividades têm dado cada vez mais espaço às telas de celular e tablets.


O uso excessivo do celular por crianças e adolescentes vem sendo uma preocupação recorrente para pais e cuidadores. Isso porque apesar de todas as vantagens e facilidades que a tecnologia oferece como o acesso à ferramentas educativas e informações, o tempo exagerado de tela já é comprovadamente prejudicial em diversos aspectos como o desenvolvimento físico, social e emocional de crianças e jovens.


Confira a seguir os principais malefícios que o uso excessivo do celular pode causar e quais medidas adotar para reduzir o tempo em frente às telas.

 


Quais os riscos do uso excessivo de celular na infância e adolescência?


Afeta o desenvolvimento cognitivo


O uso contínuo de smartphones, especialmente para entretenimento passivo como redes sociais, vídeos ou joguinhos pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo. O tempo excessivo de tela faz com que crianças e adolescentes se envolvam menos em atividades que estimulem sua criatividade e o pensamento crítico, como brincadeiras ao ar livre e leitura.

 


Problemas de sono


A exposição à forte luz das telas de celulares à noite pode interferir na produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono. Em jovens ainda em fase de desenvolvimento, a falta de sono de qualidade pode prejudicar a capacidade de aprendizado, afetar o humor e a saúde física em geral.

 


Sedentarismo


Uma pesquisa realizada pela UFMG apontou que o tempo de tela está diretamente associado ao sedentarismo. Ao passar horas em frente à tela, crianças e adolescentes acabam se desinteressando por atividades físicas, o que pode contribuir para outros problemas relacionados ao sedentarismo como a obesidade.  

 


Comprometimento da visão


Outro problema causado pelo uso prolongado do celular é o cansaço visual causado pela luz de LED, que pode causar deixar os olhos secos, além do risco de desenvolvimento de miopia.

 



Como os pais podem ajudar a reduzir o uso excessivo?


Se conscientizar sobre os malefícios desse excesso e estabelecer limites é a melhor forma de resolver o problema. Para isso, algumas estratégias que podem ser colocadas em prática são:

- Definir limites diários de tempo de tela, principalmente perto do horário de dormir.

- Oferecer outras atividades para ocupar o tempo como leitura, atividades físicas e jogos que não sejam eletrônicos.  

- Monitorar o tipo de conteúdo para se certificar sobre a qualidade e a segurança do que está sendo consumido na internet. 

 

A tecnologia é um recurso muito útil nos dias atuais, mas seu uso desmedido pode prejudicar a prática de outras atividades importantes, principalmente naquelas situações em que é necessário estar completamente presente como momentos em família ou com os amigos.


Ao limitar o uso desses dispositivos, pais e cuidadores estarão garantindo que a tecnologia seja exatamente aquilo que precisa: uma ferramenta para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, mas que não comprometa sua saúde e relacionamentos.

 

Gostou deste post? Para continuar por dentro das principais notícias e conteúdos sobre saúde mental, acesse o blog da clínica Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page