top of page
Foto do escritorRedação Alcance

3 benefícios da Terapia Cognitivo-Comportamental

Atualizado: 17 de ago. de 2023


A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma abordagem diferenciada. Mas você sabe quais são os seus princípios, características e, principalmente, benefícios? Aprenda neste conteúdo do Núcleo Alcance.



O que é a Terapia Cognitivo-Comportamental?


Existem várias modalidades de terapia e para entender a melhor para cada caso, é necessário levar em consideração seus princípios, abordagens, além das necessidades de cada paciente.


No caso da Terapia Cognitivo-Comportamental, objeto do nosso estudo de hoje, podemos dizer que essa é a uma abordagem que tem como foco o momento presente do paciente, ao contrário de outras terapias como a analítica ou freudiana, por exemplo, nas quais o passado do indivíduo também é um foco do tratamento.


Outra característica da TCC diz respeito diretamente à maneira com a qual o paciente elabora as situações do seu cotidiano. Ou seja, mais do que observar os acontecimentos e refletir sobre eles, a Terapia Cognitivo-Comportamental tem como objetivo perceber como o indivíduo lida com esses acontecimentos, o que a torna uma abordagem mais direta do que outras terapias.



Benefícios da Terapia Cognitivo-Comportamental


1 Abordagem objetiva


Como ressaltamos, a TCC é uma modalidade mais objetiva de terapia. Isso porque um trauma, problema ou dificuldade podem estar em níveis do inconsciente e subconsciente muito difíceis de serem acessados, o que pode tornar o processo terapêutico mais lento em outras abordagens.


A proposta da Terapia Cognitivo-Comportamental é justamente tratar as questões no único cenário possível de intervenção e transformação: o momento presente.


Não que o método desconsidere a relevância de eventos passados. Pelo contrário, mas eles não são o principal foco num primeiro momento.


2 Identificação de pensamentos disfuncionais


Por que pensamos o que pensamos ou fazemos o que fazemos? Um dos focos da TCC é identificar a razão de nossas crenças para modificar esses padrões.


Muitas vezes, nossos pensamentos e condutas são automáticos, sem sequer refletirmos sobre sua origem e o quão prejudiciais podem ser para nós mesmos e àqueles que estão à nossa volta.



3 Foco em medos e traumas


Sabemos que muitos dos nossos medos têm origem em traumas sofridos nem sempre de modo consciente.


Embora seja difícil termos clareza sobre a origem desse medo, a verdade é que ele pode paralisar a vida, prejudicando o nosso desenvolvimento e, em alguns casos, afetando até hábitos simples do dia a dia.


Tomemos como exemplo uma pessoa que tem medo de dirigir. Esse receio impede que ela circule livremente. Com a TCC, esses medos são trabalhados, ajudando o paciente a desenvolver a autoconfiança e a recuperar sua qualidade de vida.


E você, conhecia a Terapia Cognitivo-Comportamental? Essa é uma das abordagens terapêuticas trabalhadas aqui no Núcleo Alcance. Para saber mais, entre em contato acessando o nosso site.






70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page