top of page

Qual a diferença entre Saúde Mental e Saúde Emocional?

Atualizado: 9 de abr.



Nunca se falou tanto sobre saúde mental e emocional como nos últimos quatro anos. A epidemia pela COVID-19 e os impactos psicológicos e emocionais causados em todo o mundo trouxeram à tona a importância desses dois aspectos vitais da nossa saúde e mostraram, que, apesar de serem muitas vezes confundidos, não significam a mesma coisa. E você, saberia dizer qual é a diferença entre saúde mental e saúde emocional?

 

Definições para saúde mental e saúde emocional


Saúde Mental


Está mais associado ao estado geral de bem-estar psicológico de um indivíduo. Essa condição inclui sua capacidade de lidar com situações que envolvam o estresse, a capacidade de pensar de forma clara, equilibrada e racional, a resiliência diante de adversidades e suas habilidades para se relacionar de forma saudável com outras pessoas. Estão associados também à saúde mental, aspectos como o funcionamento cognitivo, comportamental e emocional.

 

Saúde Emocional


A saúde emocional, por sua vez, embora tenha ligação com a saúde mental, tem como foco específico as emoções e de que forma elas são gerenciadas e expressas. Além disso, apresenta aspectos, como o padrão de pensamentos que interferem no desencadeamento de certas emoções como: tristeza, raiva, angústia.


Envolve, ainda, o reconhecimento e a elaboração dos próprios sentimentos por parte do indivíduo, lidando de modo eficaz com o estresse e com as dificuldades emocionais provocadas em determinadas situações. Assim, a saúde emocional está diretamente ligada à capacidade de identificar, expressar e regular as próprias emoções, para que a oscilação entre sentimentos negativos e positivos, comum a todos nós, não afete excessivamente uma pessoa, permitindo que ela viva de forma saudável e equilibrada.

 


Saúde Mental x Saúde Emocional


A saúde mental corresponde a questões de ordem neurológica e de estado de equilíbrio psicológico, que quando afetado, pode expor o indivíduo ao desenvolvimento de uma série de distúrbios como a depressão e a síndrome do pânico, por exemplo.

Já a saúde emocional tem um caráter mais abrangente das emoções que podem variar ao longo do dia, podendo ir de um extremo a outro. Vale ressaltar que os dois aspectos estão intimamente ligados. O que quer dizer que se um lado não vai bem, o outro certamente também será afetado.


 

 

 

Como manter a saúde mental e emocional em equilíbrio?


Nem sempre podemos evitar o surgimento de situações estressantes, que afetem nossa saúde mental e emocional. Mas é possível adotar no dia a dia certos cuidados para recobrar esse equilíbrio como:


- tendo uma alimentação saudável;

- dormindo bem;

- praticando atividades físicas;

- reduzindo o tempo diante das telas

- fazendo uma boa leitura

- buscando o autoconhecimento

- procurando ajuda profissional.

 

Cuidar da saúde mental e emocional é a melhor alternativa para garantir a todos mais qualidade de vida e bem-estar. Gostou deste post? Acesse o blog do Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano e continue por dentro de todos os assuntos sobre psicologia.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page