top of page

Ideias para Festa Junina de Crianças com Autismo



O período de festas juninas está chegando e esse momento, que costuma ser de grande diversão para a maioria das crianças, pode ser estressante e desafiador para quem tem autismo. Mas não precisa ser assim. Nesse artigo, o Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano traz uma série de ideias para minimizar os impactos causados pelas festividades juninas em crianças com autismo e fazê-las aproveitar ao máximo essas celebrações. Confira!

 

 

Ao planejarmos uma festa junina, devemos valorizar os aspectos culturais da celebração, mas sem esquecer que muitos deles estão repletos de estímulos que podem ser considerados incômodos para crianças com TEA. Por isso, é importante planejar as atividades e ambientes para que sejam inclusivos e adaptados às necessidades sensoriais dessas crianças. A seguir, veremos algumas inspirações para organizar uma festa junina divertida e acessível para todos.

 


Preparo prévio


Dias antes da festa junina, mostre à criança o figurino que ela irá usar no dia ou então a leve para escolher uma roupa junina de sua preferência. Reproduza a maquiagem e o penteado para que ela já vá se familiarizando com a ideia de estar vestida a caráter no dia. Isso a deixará mais confortável e menos resistente no momento da festa. 

 


Crie um ambiente seguro e calmo


O espaço reservado para a festa junina deve conter uma área onde as crianças possam relaxar e se acalmar, caso sintam-se muito sobrecarregadas pelo excesso de estímulos sonoros e visuais. Para isso, reserve um local confortável com colchonetes, almofadas e uma iluminação suave que ajude a tranquilizar.


Na decoração da festa, pode haver elementos coloridos como de costume em uma festa junina, mas evite utilizar luzes piscantes e outros itens que super estimulem o cérebro.

 


Brincadeiras Tradicionais Adaptadas


Correio Elegante


Essa brincadeira é um clássico das festas juninas. Você pode criar cartões com texturas variadas como papel camurça, com relevo ou acetinado que estimulem o tato. As crianças podem trocar esses cartões, incentivando a interação social.

 

 

 

Quadrilha


Crie uma coreografia de quadrilha com movimentos claros e pausados, fazendo com que as crianças dancem e se expressem em seu próprio ritmo.

 


Preparo e treinamento


Caso as atividades do evento sejam coordenadas por monitores, é importante ressaltar que esses profissionais estejam preparados para lidar com as necessidades específicas de crianças com TEA. Assim, saberão a melhor a melhor forma de apoiá-las durante a festa, garantindo a inclusão e a diversão para todos os participantes.  

 

 

Organizar uma festa junina inclusiva para crianças com autismo é uma excelente oportunidade para celebrar essa tradição tão importante em nossa cultura e, ao mesmo tempo, promover a diversidade e a inclusão. Com planejamento e sensibilidade, é possível adaptar as atividades e o ambiente para que todos os presentes desfrutem dessa experiência com alegria, segurança e respeito às diferenças.


Quer continuar por dentro de mais assuntos relacionados ao Transtorno do Espectro Autista? Acompanhe o blog Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page