A enurese infantil ou o popular “xixi na cama", é uma condição muito comum que afeta muitas crianças, especialmente nos primeiros anos de vida. Embora seja uma fase que preocupe os pais, a enurese infantil costuma ser passível de tratamento. A seguir, vamos conhecer as possíveis causas e de que forma ajudar os pequenos a resolverem o problema. Confira.
Enurese Infantil: principais causas
A princípio, o xixi na cama ocasional não deve ser considerado um problema médico, pelo menos até os quatro anos de idade. Entre as causas da enurese infantil, podemos destacar como principais:
Desenvolvimento Fisiológico
O controle da bexiga é uma habilidade desenvolvida com o tempo. Algumas crianças podem demorar mais para alcançar o controle, principalmente durante à noite devido ao ritmo de desenvolvimento individual de seu sistema urinário.
Fatores Genéticos
A predisposição genética pode influenciar em quadros de enurese. Se um dos pais teve enurese durante a infância, pode haver uma maior probabilidade de que os filhos também apresentem o mesmo problema.
Condições Médicas
Infecções urinárias, diabetes, constipação crônica e outros problemas de saúde podem ser outras causas da enurese. Por isso, antes de iniciar qualquer tratamento, é importante a realização de exames para descartar qualquer problema clínico.
Problemas Emocionais ou Psicológicos
A enurese infantil também pode ser provocada por situações estressantes, como, por exemplo, mudanças na rotina familiar (mudança de casa ou de escola, separação dos pais, chegada de um irmão mais novo e etc.). Essas e outras alterações na rotina podem gerar ansiedade, desencadeando ou agravando casos de enurese.
Leia também: Ansiedade infantil: como tratar?
Distúrbios do Sono
Crianças que tenham o sono profundo ou muito agitado podem não acordar com a vontade de urinar durante a noite, resultando em episódios de enurese.
Como a terapia pode ajudar em casos de enurese infantil?
Ao abordar aspectos emocionais e comportamentais, a terapia pode ser uma ferramenta importante no tratamento da enurese infantil, tratando tanto os aspectos emocionais quanto comportamentais do problema. Algumas das principais abordagens terapêuticas são:
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
A TCC é um método que pode ajudar a criança a desenvolver estratégias para lidar com a enurese, ensinando técnicas de controle da bexiga. Parte do trabalho dos terapeutas que atuam nessa linha é fazer com que a criança identifique e modifique pensamentos e comportamentos que possam estar provocando o problema.
Terapia Familiar
Para que o tratamento seja eficiente, é importante contar com o envolvimento da família. Nesse sentido, o papel da terapia familiar é minimizar na criança o estresse e a ansiedade em torno do problema da enurese infantil. É importante que pais e cuidadores tenham paciência nessa fase, sem constranger ou punir a criança.
O xixi na cama durante a infância não é nenhum bicho de sete cabeças, apenas um desafio comum que pode ser superado se houver compreensão, paciência e tratamento adequado. A terapia oferece diversas abordagens eficazes para ajudar as crianças a desenvolverem o controle da bexiga e a lidarem com os aspectos emocionais associados ao problema.
Aqui na clínica Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano contamos com uma equipe multidisciplinar, preparada para te orientar e ajudar em casos como esse. Entre em contato com a gente e saiba mais.
Comments