Nunca antes se falou tanto sobre inteligência emocional no trabalho. O acúmulo de funções, a pressão por resultados, a crise econômica que muitas vezes representa um risco iminente de demissão, tudo isso somado a um ambiente corporativo nem sempre saudável torna realmente desafiador o equilíbrio emocional e mental no trabalho. Mas, a boa notícia é que existem estratégias que podem te ajudar mudar esse cenário e melhorar sua qualidade de vida. Confira a seguir.
Estratégias para desenvolver a inteligência emocional no trabalho
Tenha Autoconsciência
Acolher as próprias emoções, pensamentos e reações e saber nomeá-los é o primeiro passo para reconhecer como cada situação no trabalho nos afeta e de que maneira esses cenários influenciam o nosso comportamento.
Exercite o Autocontrole
Conhecendo quais situações despertam em nós determinados gatilhos, o próximo passo é desenvolver habilidades que regulem nossas reações e emoções. Algumas técnicas simples que podem ajudar é respirar fundo o tempo que for necessário e, se possível, afastar-se momentaneamente da situação estressante que desencadeou essas emoções.
Desenvolva a Autoconfiança
É comum que algumas situações como críticas ou feedbacks nem sempre construtivos nos desestabilizem no ambiente de trabalho. Por isso, tente extrair apenas o melhor dessas considerações para avaliar o que realmente cabe repensar em seu comportamento. Isso o ajudará a não levar tudo para o lado pessoal e a se tornar mais autoconfiante.
Consciência social
A inteligência emocional no trabalho é construída através da nossa relação com o outro. Assim, tenha atenção também às emoções e necessidades dos colegas, exercitando a empatia, ouvindo atentamente as opiniões e tentando compreender as perspectivas dos outros e como a visão de cada colaborador impacta o ambiente.
Habilidades de comunicação
Muitos problemas no ambiente de trabalho surgem pela falta de uma comunicação objetiva e assertiva.
É importante desenvolver habilidades ajudem a transmitir suas emoções de forma clara, respeitosa e construtiva. Mas além de se expressar, também é preciso acolher o que seu interlocutor comunica, como vimos no tópico anterior.
Um bom exercício é iniciar um diálogo comunicando como você se sente em determinada situação, sem pressupor ou atacar o comportamento de quem está te ouvindo. Mesmo porque sem dar abertura ao diálogo, você não sabe mesmo de fato o que leva uma pessoa a agir de determinada maneira. E atacar o comportamento do seu interlocutor poderá gerar nele uma resistência que o impedirá de ouvir com atenção e empatia o que você tem a dizer.
Tenha Resiliência
A frustração faz parte da vida. E muitas vezes vem à tona quando não nos sentimos valorizados no trabalho, quando aquela ideia não é reconhecida ou um projeto não apresenta o resultado esperado.
Mas você pode enxergar essas dificuldades sob uma ótima mais otimista e construtiva. Quem sabe essas adversidades não estão surgindo para que você repense determinados comportamentos? Ou talvez não tenha chegado a hora de considerar novos desafios na carreira, que o ajudem a alcançar a mudança que você tanto almeja?
Faça terapia
Fazer sessões de terapia é uma das ferramentas de autoconhecimento mais eficientes e que vai te ajudar não apenas no trabalho, mas em todos os âmbitos da vida.
Leia também: Como buscar suporte emocional?
Com a ajuda de profissional especializado, você vai entender o que desencadeia certos comportamentos, conhecer melhor os seus limites, seus pontos a serem melhorados e seus pontos fortes para aprender a lidar com as mais variadas situações no trabalho.
A Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano dispõe de uma equipe altamente qualificada e que tem como principal objetivo acolher, orientar e desenvolver indivíduos para que atinjam seu máximo potencial. Entre em contato conosco e saiba mais!
Comments