Segundo dados do IBGE, o número de divórcios tem batido recorde, chegando a 420 mil. O número de separações é o maior registrado, desde 2007. No Brasil, os números cresceram consideravelmente durante a pandemia, cerca de 36,35% em 12 meses.
É claro que os motivos que desencadeiam a decisão por um divórcio podem ser os mais diversos e variam de casal para casal. De acordo com pesquisas científicas realizadas na Grã-Bretanha, entre alguns dos principais motivos pelos quais um casal opta pela separação estão:
- Brigas e discussões;
- Crescerem individualmente, mas não como casal;
- Infidelidade;
- Desrespeito;
- Problemas financeiros;
- Divisão nas tarefas domésticas;
- Falta de diálogo.
Mas será que essa decisão poderia ser evitada ou ao menos tomada de com mais reflexão se o casal estivesse disposto a conversar e resolver suas diferenças na terapia de casal? É sobre isso que vamos tratar neste conteúdo da clínica Alcance. Confira.
A importância da Terapia de Casal na saúde das relações
A terapia de casal pode funcionar como uma ferramenta valiosa para fortalecer relacionamentos, ajudando os parceiros a enfrentar suas dificuldades como casal de forma saudável, construtiva e redescobrir uma conexão mais saudável e profunda.
Muitos casais relutam em buscar ajuda e quando o fazem normalmente é somente nos momentos de crise, mas a terapia de casal pode ser muito útil em todas as fases de um relacionamento, podendo ser um espaço para melhorar a comunicação, exercitando a empatia e criando um entendimento mútuo, mesmo em relacionamentos já saudáveis e estáveis.
Ela ajuda casais a explorarem assuntos que talvez fossem mais difíceis de abordar sozinhos. Através de estratégias sensíveis e eficientes, o terapeuta poderá ajudá-los a resolver conflitos e a construir uma base emocional mais sólida.
A terapia funciona como um ambiente seguro e imparcial, onde os casais podem expressar o que sentem sem interrupções e ouvir o parceiro, sem julgamentos. O psicólogo tem como papel orientá-los a se comunicar de forma mais assertiva, superando barreiras que antes dificultavam o diálogo. Além da comunicação sobre assuntos importantes, essa habilidade contribui para uma convivência mais harmoniosa.
A terapia também auxilia na resolução de conflitos, algo natural em qualquer relacionamento. Muitos casais preferem evitar falar sobre problemas, achando que isso pode desgastar a relação, mas o diálogo é um pilar fundamental. Na terapia, os parceiros vão aprender técnicas para lidar com situações de estresse e discordância, como a prática da escuta ativa e a escolha de momentos apropriados para discutir questões delicadas.
De modo geral, a terapia de casal pode ser uma ferramenta importante em qualquer fase do relacionamento, não apenas nos momentos de crise. Ela é uma forma de cuidar da relação de maneira consciente e preventiva. Com a orientação de um terapeuta, o casal tem a chance de se redescobrir e de construir um vínculo mais resiliente, baseado em respeito, apoio e compreensão mútuos, criando uma base muito mais sólida para lidar juntos com o futuro.
Gostou deste post? Para ler mais conteúdos sobre a importância da saúde mental nos relacionamentos, acesse nosso blog.
Comments