Você sabia que a coordenação motora pode ser desenvolvida com a ajuda da fisioterapia infantil? Entenda neste conteúdo da Núcleo Alcance quais patologias podem ser tratadas coma fisioterapia e como esse tratamento pode ajudar no desenvolvimento de crianças. Confira!
O que é Fisioterapia Infantil?
A fisioterapia infantil ou fisioterapia pediátrica é uma especialidade voltada para todas as etapas do desenvolvimento infantil, desde recém-nascidos, bebês, crianças e pré-adolescentes.
Ao contrário do que muitos acreditam, a fisioterapia não busca somente a reabilitação. Quando direcionado para crianças, o tratamento pode auxiliar pacientes com algum transtorno, síndrome ou atraso de desenvolvimento.
O que a fisioterapia infantil pode tratar?
As principais patologias e transtornos tratados pela fisioterapia infantil são:
Desvios de postura
Durante a infância e adolescência, importantes períodos de desenvolvimento, é natural o surgimento de hábitos posturais incorretos. Assim, a atuação do fisioterapeuta nesses casos visa a correção da postura para evitar a complicação desses desvios, que se tornam mais difíceis de tratar na vida adulta.
Paralisia Cerebral
Seja a paralisia desde o nascimento ou adquirida após alguma patologia ou acidente, a fisioterapia infantil atua nas alterações musculares com a finalidade de auxiliar a coordenação motora, proporcionando às crianças a maior autonomia possível.
Síndrome de Down
A fisioterapia para crianças com Síndrome de Down é recomendada desde o nascimento, pois contribui para melhorar coordenação motora e sensorial. Através de técnicas de estimulação, a criança passará por todos os estágios do desenvolvimento como rolar, sentar, engatinhar, andar e outros aprendizados que contribuam para a sua autonomia, dentro do seu tempo próprio de aprendizado.
Hidrocefalia
A hidrocefalia congênita (isto é, quando o bebê nasce com a patologia) muitas vezes traz danos cerebrais permanentes, causando diversas complicações à medida em que a criança cresce como: problemas de visão, de coordenação motora, atraso na fala e dificuldades de aprendizagem. A fisioterapia, nesses casos, tem como finalidade trabalhar o atraso no desenvolvimento, melhorar a qualidade de vida desses pacientes e ajudar a fortalecer membros inferiores e tronco para sustentação da cabeça.
TEA (Transtorno do Espectro Autista)
Embora os sinais de autismo variem de pessoa pra pessoa, é comum que algumas crianças com o transtorno tenham dificuldade com coordenação motora, equilíbrio e postura. O que torna algumas atividades típicas da infância como correr e brincar um grande desafio para crianças com TEA. Assim, a fisioterapia para crianças com autismo auxilia na superação dessas dificuldades, contribuindo com o desenvolvimento de novas habilidades motoras.
Vimos que a fisioterapia infantil pode ser recomendada para diferentes necessidades e patologias, mas, que, na maioria dos casos, atua na melhora da coordenação motora, das dificuldades de aprendizagem, da respiração e na qualidade de vida dos pacientes.
Na Núcleo Alcance contamos com fisioterapeutas especializados em atendimento pediátrico, além de um corpo de profissionais de várias outras áreas do desenvolvimento humano como Psicologia, Fonoaudiologia e Terapeutas Ocupacionais. São mais de 60 profissionais altamente capacitados, prontos para atender pacientes de qualquer faixa etária, principalmente infantil. Entre em contato conosco e saiba mais!
Comentarios