Embora não seja um procedimento conhecido por grande parte da população, a Avaliação Neuropsicológica é um tipo de exame muito importante e essencial para investigar os aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais dos pacientes. Assim, é possível avaliar quais Funções Cognitivas estão prejudicadas contribuindo para a indicação do melhor tratamento. Saiba tudo sobre a Avaliação Neuropsicológica aqui neste conteúdo da Núcleo Alcance.
O que é a Avaliação Neuropsicológica?
A Avaliação Neuropsicológica é um exame baseado na neurologia e na psicologia que contribui para a identificação de possíveis déficits cognitivos que podem acometer crianças, adultos e idosos. Ou seja, esta avaliação faz uma investigação profunda das funções cognitivas do indivíduo e de como o funcionamento do cérebro influencia as funções cognitivas, emocionais e comportamentais, que aqui incluem a emoção, a linguagem, a capacidade intelectual, o raciocínio, a memória e a atenção, por exemplo.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 1 bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, sendo 14% adolescentes. Dentro desse contexto, o diagnóstico é fundamental.
Como é feita a Avaliação Neuropsicológica
A Avaliação Neuropsicológica é realizada por meio de uma série de procedimentos complexos, como testes neuropsicológicos específicos, anamnese a partir de entrevistas com o paciente e seus familiares e observação clínica. A partir dos dados coletados durante o exame, é elaborado um relatório sobre o perfil neuropsicológico do paciente.
Através dessa avaliação é possível identificar quais funções estão preservadas e quais estão prejudicadas sendo possível traçar o plano terapêutico apropriado a cada indivíduo. O tratamento envolve por vezes médicos neurologistas, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.
O profissional responsável por fazer este tipo de Avaliação é o neuropsicólogo.
E como saber quando é necessário fazer a Avaliação Neuropsicológica?
Há alguns sinais que justificam a realização de uma Avaliação Neuropsicológica:
• Atraso no desenvolvimento;
• Perda de memória;
• Disfunções motoras;
• Hiperatividade;
• Depressão;
• Interferências na flexibilidade mental;
• Déficit das funções executivas, como planejamento e organização;
• Dificuldade de concentração;
• Déficit de atenção;
• Dificuldade de raciocínio e aprendizagem;
• Problemas nas habilidades visuoespacial e visuoconstrutiva;
• Déficit das habilidades perceptivas,
• Entre outros.
Doenças que podem ser diagnosticadas por meio da Avaliação Neuropsicológica
A realização da Avaliação Neuropsicológica pode ser a chave para descobrir a ocorrência de distúrbios graves, a intensidade deles, ter um diagnóstico precoce e iniciar o tratamento mais adequado de forma rápida. Assim, o paciente garante uma melhor qualidade de vida. São exemplos de condições, transtornos e doenças no cérebro que podem ser identificados por meio deste procedimento: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Doença de Alzheimer, demências, Transtornos de personalidade, Doença de Parkinson, déficit cognitivo pós AVC, esquizofrenia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), depressão e epilepsia.
Se você está em busca de um lugar com expertise na realização da Avaliação Neuropsicológica, fale agora com a Núcleo Alcance! Nós temos uma equipe especializada na realização do procedimento. Nós verificamos quais funções cognitivas estão comprometidas a fim de estruturar programas que as estimulem. Não perca tempo e entre já em contato conosco!
Comments