Você certamente já deve ter ouvido que a ansiedade é o mal do século, correto? Segundo dados da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), o Brasil lidera o ranking de pessoas com ansiedade. O transtorno atinge cerca de 18,6 milhões de indivíduos.
Embora seja considerada uma resposta natural do organismo em situações de estresse, quando se torna mais recorrente, pode afetar a saúde e consequentemente a qualidade de vida. Mas com tantos estímulos diferentes à nossa volta nos dias atuais, como é possível controlar a ansiedade? A clínica Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano traz 5 dicas para você colocar em prática. Confira!
1 Pratique atividades físicas
A prática regular de exercícios é uma poderosa ferramenta contra a ansiedade. Atividades aeróbicas como caminhada, corrida ou ciclismo aumentam a produção de endorfina, que é um hormônio que melhora o humor e aumenta a sensação de bem-estar. Além disso, o exercício ajuda a reduzir os níveis de cortisol, hormônio do estresse.
2 Mantenha uma rotina
Não subestime o poder de uma rotina diária. Hábitos cotidianos trazem uma sensação de previsibilidade e segurança, que diminui a ansiedade. Para isso, estabeleça horários regulares para dormir, levantar, se alimentar e realizar outras atividades diárias. Uma rotina consistente vai ajudar a regular o próprio ritmo do dia a dia, promovendo uma melhora na qualidade do sono e aumentando sua disposição.
Leia também: Crise de ansiedade: quais os sintomas?
3 Aplique técnicas respiratórias
Quando controlada, a respiração pode ser uma ferramenta valiosa na melhora da ansiedade. Ao praticarmos a respiração profunda e controlada, nosso sistema nervoso parassimpático é ativado, gerando uma resposta de calma e relaxamento para o corpo. Fora isso, ao controlar a respiração a frequência cardíaca diminui, o que é particularmente útil em episódios de ansiedade.
4 Tenha um hobby
Praticar um hobby pode ser alternativa eficaz para reduzir a ansiedade. Isso porque quando você se envolve em uma atividade de que gosta, seu cérebro se concentra nessa atividade, desviando a atenção dos pensamentos ansiosos. Isso proporciona uma pausa mental dos estressores diários, permitindo que você relaxe e aproveite o momento presente. A prática regular de um hobby pode ainda te ajudar a desenvolver uma rotina mais saudável, com mais motivação e tranquilidade.
5 Faça terapia
Procurar a ajuda de um profissional pode ser extremamente benéfico em quadros de ansiedade. Um psicólogo irá te ajudar a entender quais gatilhos estão causando a ansiedade e fornecer estratégias para gerenciar esses episódios.
Se você está em busca de um terapeuta, entre em contato com a clínica Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano. Nós podemos te ajudar!
Comments