Dizem que a ansiedade é o novo mal do nosso século. De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é líder em prevalência de transtornos de ansiedade. Os dados divulgados revelam que cerca de 26,8% dos brasileiros foram diagnosticados com ansiedade e um terço (31,6%) da população mais jovem, entre 18 e 24 anos, é considerada ansiosa. Mas como reconhecer uma crise de ansiedade pelos sintomas e, principalmente, como tratá-la? A Núcleo Alcance explica. Leia o artigo na íntegra!
Crise de ansiedade: o que é?
Por muito tempo a ansiedade funcionou como um elemento de proteção que nos alertava sobre os perigos à nossa volta e acionava o nosso instinto de sobrevivência.
Assim, era o medo que nos indicava uma situação de risco diante de um predador ou outra ameaça. A ansiedade era, portanto, (e ainda é) um alerta que antecipa uma situação com potencial estresse, nos permitindo termos tempo para reagirmos.
Hoje, apesar de não nos vermos mais ameaçados por esse tipo de risco do passado, ainda temos esse registro em nosso inconsciente, o que nos leva a termos, muitas vezes, a mesma resposta emocional diante de situações estressantes, sejam elas ruins ou boas (afinal, situações positivas também nos causam nervosismo e ansiedade).
O problema está num determinado tipo de reação desproporcional à situação. O indivíduo que sofre de ansiedade costuma sempre prever a ocorrência de fatos catastróficos, na maioria das vezes sem nenhum fundamento. É como se ele preferisse se preparar para o pior cenário possível, mesmo que este seja pouco provável.
O resultado disso é uma angústia constante, que afeta a saúde mental, as relações sociais e a qualidade de vida da pessoa. Mas você saberia reconhecer uma crise de ansiedade? Confira a seguir os principais sintomas.
Crise de ansiedade e seus sintomas
Tensão muscular
É comum que indivíduos ansiosos sintam dores na região cervical como ombros, nuca e costas.
Alterações nos hábitos alimentares
Aqui são comuns dois cenários: ou o apetite desmedido, quando a pessoa come compulsivamente como uma forma de aliviar a tensão. Mas também há casos em que se perde totalmente o apetite, o que pode desencadear outros problemas como fraqueza, falta de concentração, anemia, entre outros.
Preocupações excessivas
Quem sofre de ansiedade frequentemente pensa que tudo pode dar errado a qualquer momento. E o resultado desses pensamentos disfuncionais é uma preocupação constante e inútil com coisas que, na maior parte das vezes, estão fora de seu controle.
Isso ainda pode desencadear picos de estresse, gastrite, úlceras e afetar o sistema imunológico.
Distúrbios do sono
Sofrer de insônia na véspera de eventos importantes ou ter o sono agitado é um dos sintomas mais comuns em crises de ansiedade, porque o indivíduo sente dificuldade para relaxar e desligar a mente dos pensamentos que o preocupam.
Em certo grau, é normal ter momentos de ansiedade diante de situações importantes. Mas sofrer crises de ansiedade constantes podem indicar a necessidade de acompanhamento especializado. Aqui na Núcleo Alcance, nós contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais prontos a lhe auxiliar. Atendemos convênios médicos e também particular. Entre em contato conosco e saiba mais.
コメント