top of page

Síndrome de Burnout: como tratar?

Atualizado: 29 de ago. de 2023


Classificada como uma doença ocupacional pela Organização Mundial de Saúde, a Síndrome de Burnout afeta um grande número de pessoas em todo o planeta e no Brasil não é diferente. Infelizmente, estamos em segundo lugar no ranking de países com mais casos diagnosticados. Mas por que os números têm aumentado? Como tratar este problema? Descubra aqui neste conteúdo da Núcleo Alcance.

O que é a Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio emocional que é caracterizado pelo esgotamento físico, emocional e mental causado por situações relacionadas ao trabalho e ao ambiente corporativo.

Esta doença ocupacional pode acometer pessoas que têm jornadas de trabalho excessivas ou profissionais que estão prestes a enfrentar situações que acredita não ter capacidade de superar. A Síndrome de Burnout também costuma ser muito comum em profissionais que atuam sob muita pressão, como médicos, policiais, professores, enfermeiros, etc.


Os sintomas da Síndrome de Burnout

E como saber se você está com a Síndrome de Burnout? Há uma série de sintomas que podem indicar o distúrbio, os principais são: nervosismo, sofrimento psicológico, cansaço excessivo, tontura, dores de cabeça frequentes, insônia, alterações no apetite, dificuldade de concentração, sentimento de fracasso e insegurança, negatividade, isolamento, alterações nos batimentos cardíacos, pressão alta, sentimento de incompetência, problemas gastrointestinais, entre outros.

Casos de Síndrome de Burnout aumentam

De acordo com reportagem do Estado de Minas, um estudo da International Stress Management Association (Isma) revelou que o Brasil ocupa o segundo lugar em número de casos diagnosticados de Síndrome de Burnout, superado somente pelo Japão, onde 70% da população é afetada pelo distúrbio. Já a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt) apontou que aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome.

Muitos especialistas que se debruçam sobre o tema colocam a pandemia da Covid-19 e a maior adoção do trabalho remoto como as principais causas do aumento de casos de Síndrome de Burnout. Veja o que disse o médico e especialista em gestão estratégica de pessoas, Roberto Aylmer, em entrevista para a CNN Brasil. "Com o aumento da pressão a partir do contexto da Covid, a capacidade de resistência que já estava bastante prejudicada se mostra insuficiente para fazer frente às demandas que aumentaram.


Demandas de home office, que parecem simples, mas mudam o ambiente de trabalho, demandas de gerenciar famílias e relacionamentos, dentre outras."


O tratamento para Síndrome de Burnout


Agora é hora de descobrir: "recebi o diagnóstico de Síndrome de Burnout, como tratar?" Depois de feito o diagnóstico do distúrbio por um psiquiatra ou psicólogo, chega o momento de começar o tratamento adequado. A psicoterapia costuma ser um dos principais componentes do tratamento porque ajuda o paciente a compreender os seus sentimentos em relação ao trabalho e os gatilhos emocionais desenvolvidos. A estratégia para tratar a Síndrome de Burnout ainda contempla a realização de atividades físicas e exercícios de respiração e relaxamento. Em alguns casos, pode ser necessária a avaliação de um psiquiatra. Você sabia que aqui na Núcleo Alcance nós temos um time de profissionais especializados no diagnóstico e tratamento da Síndrome de Burnout? Estamos prontos para te ajudar a recuperar a sua qualidade de vida! Clique aqui e entre já em contato conosco para marcar a sua consulta!


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page