top of page
Foto do escritorRedação Alcance

O que é Deficiência Intelectual?


Hoje devidamente reconhecida como deficiência intelectual, no passado essa limitação já foi nomeada com estereótipos pejorativos, tais como retardados ou deficientes mentais.


Mas, afinal, o que é deficiência intelectual e quais são suas possíveis causas? Entenda com a Núcleo Alcance.



O que é Deficiência Intelectual?


Consideramos deficiente intelectual o indivíduo que apresenta comprometimento de suas habilidades intelectuais e adaptativas. Essa condição geralmente afeta a capacidade desta pessoa para aprender, raciocinar, tomar decisões (das simples às complexas), solucionar problemas e também se adaptar ao ambiente e às demandas cotidianas.


Essas limitações costumam se manifestar ainda durante a infância ou adolescência e seus sintomas podem variar.



Deficiência Intelectual: principais sinais


Alguns aspectos da deficiência intelectual que podem ser observados são:



Habilidades intelectuais limitadas


Indivíduos com o desenvolvimento intelectual comprometido costumam apresentar um funcionamento intelectual abaixo da média, com QI (quociente de inteligência) geralmente abaixo de 70.



Habilidades adaptativas limitadas


Referem-se às habilidades práticas necessárias para a vida cotidiana, como comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, de autocuidado, acadêmicas e profissionais.



Indícios durante a infância e adolescência


A deficiência intelectual é uma condição que se manifesta nos primeiros anos de vida e que persiste ao longo da vida. Porém, é importante não confundir com preguiça ou capacidade de superação.


Isso porque indivíduos com essa condição também são capazes de uma série de conquistas significativas se tiverem o suporte e apoio adequados para desenvolverem o seu potencial máximo.


Geralmente, o diagnóstico e o tratamento da deficiência intelectual são realizados por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde como neurologistas, psicólogos e fonoaudiólogos.


Através de avaliações e testes específicos, é possível identificar o grau e tipo de deficiência intelectual e, a partir daí, buscar estratégias que possibilitem o desenvolvimento saudável do indivíduo.



Deficiência Intelectual: possíveis causas


Determinar a causa de uma deficiência intelectual é algo desafiador, considerando que diversos fatores de risco podem influenciar essa condição, que correspondem a quatro categorias: biomédicas, sociais, comportamentais e educacionais.


1 Biomédicos


· Síndromes genéticas;

· Doenças maternas;

· Prematuridade;

· Lesão ao nascimento;

· Distúrbios neonatais.


2 Sociais


· Má nutrição (do bebê ou da mãe durante a gravidez e amamentação);

· Violência doméstica;

· Falta de acesso a recursos básicos de higiene;

· Pobreza;

· Ausência de estímulos para o desenvolvimento.


3 Comportamentais


· Uso de álcool ou drogas durante a gestação;

· Negligência parental;

· Rejeição e abandono familiar.


4 Educacionais


· Diagnóstico tardio;

· Deficiência intelectual parental;

· Falta de acesso a serviços educacionais.



Qual a importância do psicólogo no tratamento?


Contar com suporte psicológico adequado fará toda a diferença tanto no diagnóstico da deficiência intelectual quanto nas intervenções terapêuticas.


Através de abordagens estratégicas, sempre priorizando o bem-estar do paciente, o psicólogo poderá identificar o tipo de deficiência, grau e tratamento adequado.


E a equipe da Núcleo Alcance está preparada para oferecer um suporte personalizado que atenda às necessidades desses indivíduos, melhorando sua qualidade de vida e promovendo sua inclusão na sociedade. Entre em contato conosco e saiba mais!


52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page