top of page

Ecolalia no autismo

Atualizado: 24 de out. de 2023


Um transtorno do neurodesenvolvimento muito comum, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como características principais alterações na comunicação e padrões de comportamento repetitivos. Dentro deste contexto, a ecolalia no autismo é um dos sinais que podem alertar pais e responsáveis que determinada criança possui TEA. Saiba mais sobre a ecolalia e os diferentes tipos existentes aqui neste conteúdo da Núcleo Alcance. Em primeiro lugar, vamos falar da definição de ecolalia no autismo. Ela consiste na repetição de sílabas, palavras ou frases. A criança fica repetindo tudo o que ouve como um eco ou utiliza palavras aleatórias fora de contexto.

Tipos de ecolalia no autismo

Há três tipos principais de ecolalia no autismo: a imediata, a tardia e a mitigada. A primeira é aquela em que a pessoa repete uma frase ou algumas palavras logo depois de ouvi-las e utiliza isso como forma de resposta durante uma conversa. Por exemplo: alguém pergunta para a criança "oi, tudo bem?" e ela responde “oi, tudo bem?". Já a ecolalia tardia acontece quando uma frase ou algumas palavras que foram ouvidas anteriormente são ditas fora de contexto. Em uma conversa, a pessoa pode falar coisas que ouviu em filmes e programas de TV sem que isso tenha a ver com o diálogo feito no momento.

Por último, há ainda a ecolalia mitigada. Ela ocorre quando o que foi dito é algo ouvido antes, mas possui sentido de comunicação. Ou seja, mesmo que não faça sentido para quem ouve, faz para a pessoa que a reproduz.

Mas vale ressaltar alguns pontos importantes quando o assunto é ecolalia no autismo. Mesmo que ela não tenha sentido para quem é o ouvinte, ela faz para a pessoa que a reproduz. Além disso, para algumas crianças com TEA, a ecolalia pode não servir para a comunicação delas, mas pode ser uma maneira da pessoa se acalmar, da mesma forma que agita as mãos ou o corpo. Outro ponto fundamental é que a ecolalia é parte do desenvolvimento da linguagem de crianças. Pois, quando elas começam a aprender a falar, é normal que elas imitem os sons e palavras que escutam. Com o passar do tempo, as crianças começam a mudar. Em geral, aos 3 anos, elas já se comunicam selecionando palavras ou frases elaboradas, usando suas vozes e entonações. Lá por volta dos 4 ou 5 anos, os pequenos se tornam capazes de fazer e responder perguntas, manter conversas e usar a linguagem para se comunicar com outras pessoas.


E como é o tratamento para ecolalia no autismo?


O tratamento para ecolalia no autismo é multidisciplinar e requer a atuação de profissionais variados, como fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e pediatras. E claro, todos os cuidados e ações realizadas devem ser totalmente personalizadas, de acordo com as necessidades de cada criança.


A equipe da Núcleo Alcance é formada por profissionais com especializações diversificadas, o que nos permite atender com excelência pacientes com queixas diversas. Atendemos por convênios médicos e particulares. Além disso, trabalhamos com valores acessíveis a fim de possibilitar a continuidade do tratamento. Clique aqui e entre já em contato conosco para marcar uma consulta!


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page