top of page
Foto do escritorRedação Alcance

Conflitos da adolescência: como lidar com essa fase?



A adolescência costuma ser um período delicado porque é uma fase da vida marcada por muitas transformações, seja nos aspectos físico, cognitivo, psicológico e social. É aqui neste momento que acontece a construção da identidade. Somam-se a este quadro a questão das alterações hormonais. Dentro deste contexto, os conflitos da adolescência se tornam comuns. Conheça alguns dos mais recorrentes e como lidar com essa fase de transição aqui neste conteúdo da Núcleo Alcance. 



Bullying


O bullying no ambiente escolar é um problema que pode trazer consequências graves para o indivíduo e provocar sequelas que podem perdurar para toda a vida. O adolescente que é vítima de intimidações sistemáticas pode ficar com baixa autoestima, ter complexo de rejeição e inferioridade, desenvolver ansiedade, etc;



Depressão


Um dos conflitos da adolescência mais comuns é a depressão. Se os pais percebem o filho muito desanimado, triste, sonolento, desmotivado, com baixo rendimento escolar e mais choroso, por exemplo, é hora de procurar ajuda profissional! 



Isolamento social


A aceitação e a integração do adolescente a grupos costumam ser duas questões importantes para quem está nesta faixa etária. Entretanto, há jovens que podem ter mais dificuldade de fazer amizades e acabam se isolando, algo que pode desencadear outros transtornos e até uma depressão;



Muito tempo na frente das telas


O uso excessivo de dispositivos tecnológicos pode causar inúmeros problemas. A utilização exacerbada de smartphones, computadores e videogames pode provocar dores de cabeça, problemas na postura, fadiga ocular e afetar a qualidade do sono do indivíduo. Além disso, muitas redes sociais se tornaram terrenos férteis para a proliferação de discursos de ódio e a prática de crimes;



Estresse e ansiedade


O estresse e a ansiedade na adolescência são comuns. Isso acontece muito em razão das cobranças da família e da escola sobre o rendimento do estudante. É preciso ter equilíbrio para que o indivíduo não se sinta frustrado e ansioso.



Conflitos da adolescência: quando é preciso procurar ajuda?


Embora os conflitos da adolescência sejam frequentes, há casos em que é necessário pedir a ajuda de um profissional. Isso porque estes conflitos podem prejudicar a maneira como o indivíduo se relaciona com família, amigos e trazer efeitos adversos para o seu próprio bem-estar. 


A psicoterapia é uma excelente aliada para ajudar o adolescente a lidar com seus sentimentos e trabalhar as questões mais importantes para ele. Tudo isso com total discrição e privacidade por parte dos profissionais, os pais não têm acesso ao conteúdo das sessões.


Aqui na Núcleo Alcance nós temos profissionais capacitados e experientes para tratar de conflitos da adolescência. A nossa clínica foi fundada por uma equipe de pessoas que atuam há mais de 20 anos na área da saúde. Temos como objetivo o acolhimento e desenvolvimento do ser humano, proporcionando a nossos pacientes excelência nos atendimentos prestados. Clique aqui e entre em contato conosco!

 

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page