É chegado o período de volta às aulas e é, muitas vezes, nesse momento, que alguns alunos enfrentam certa dificuldade de aprendizagem. Mas quais as principais causas dessas dificuldades e, principalmente, como ajudar as crianças nesse processo? A Núcleo Alcance selecionou algumas abordagens que poderão te ajudar. Confira a seguir!
Dificuldades de Aprendizagem: principais causas
Aprender é um processo individual. Isso significa que cada indivíduo tem sua própria maneira de compreender e absorver os conteúdos apreendidos em sala de aula. Mas, quando surgem dificuldades que impeçam que esse aprendizado flua de maneira natural, é preciso estar atento. Conheça as principais causas da dificuldade de aprendizagem a seguir:
Problemas Neurológicos e Cognitivos
Algumas crianças podem apresentar diferenças na estrutura ou funcionamento do cérebro, o que pode afetar suas habilidades de aprendizagem. Isso pode incluir certos distúrbios neurológicos, disfunções cognitivas ou transtornos como: ansiedade, depressão, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e outras condições que impactem a concentração, o foco e a motivação para aprender.
Dificuldades na Linguagem
Certas dificuldades na linguagem como dislexia, disgrafia (dificuldade na escrita) ou disortografia (dificuldade na ortografia), podem impactar a habilidade da criança de compreender e expressar informações por meio da linguagem escrita.
Dificuldades Emocionais
Situações traumáticas, transições difíceis, problemas de relacionamento ou outros eventos estressantes também costumam afetar a capacidade de concentração e aprendizagem da criança.
Ambiente Familiar e Social
Dificuldades no âmbito familiar como a ausência de estímulo cognitivo, falta de suporte emocional, exposição a situações de estresse e instabilidade no lar também podem prejudicar a aprendizagem.
Como ajudar crianças com Dificuldade de Aprendizagem?
Reconhecimento Precoce do Problema
Quanto antes forem identificados os sinais de dificuldade na aprendizagem, mais fácil será intervir. Por isso, é importante observar a existência de possíveis dificuldades de escrita, leitura, cálculos matemáticos e habilidades motoras ou comportamentais.
Ambiente de Aprendizagem Adequado
É importante proporcionar um ambiente de aprendizagem adequado, tanto em casa quanto na escola. Com um espaço de estudo silencioso, é possível minimizar possíveis distrações e melhorar o foco e a concentração.
Incentivo à Leitura
A leitura deve ser incentivada desde o início da vida escolar da criança. É importante que o contato com os livros seja para ela algo natural. Por isso, ler para a criança e disponibilizar livros ilustrados, audiolivros e ferramentas de leitura assistida por tecnologia podem bastante ser úteis.
Abordagens de Ensino Variadas
Como citamos no início, a aprendizagem é um processo individual. Assim, é válido experimentar diferentes métodos de ensino para descobrir aquele com o qual a criança se adapte melhor.
Reforço Escolar
O reforço escolar pode ser uma boa alternativa de suporte para consolidar conceitos e desenvolver competências específicas.
Envolvimento dos Pais
Muitos pais têm a crença de que o ensino deve ser uma obrigação exclusiva da escola, quando na verdade esse compromisso deve ser feito conjuntamente pela instituição em parceria com a família.
Os pais devem estar comprometidos com o progresso de aprendizado da criança e contribuírem com a implementação de estratégias que sejam eficazes.
Avaliação Profissional
É importante que a criança passe pela avaliação de profissionais como psicopedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos que ajudem a identificar o tipo de dificuldade e quais abordagens podem ser mais eficientes. Na clínica Núcleo Alcance contamos com uma equipe multidisciplinar altamente capacidade, que poderá ajudá-la. Entre em contato conosco e saiba mais!
Comments