Um dos desafios vividos pelos pais e cuidadores de crianças com TEA é encontrar uma terapia que possa contribuir de forma ampla para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos filhos. E uma das abordagens comprovadamente mais eficazes é a ABA (Análise do Comportamento Aplicada). Baseada em princípios científicos do comportamento, a ABA visa melhorar as habilidades sociais, a comunicação e os comportamentos adaptativos, ao mesmo tempo que reduz comportamentos desafiadores.
Mas por que essa abordagem é considerada mais eficaz? Uma das principais razões é a sua personalização. Afinal, cada criança com autismo é única e a ABA permite que seus programas existentes sejam adaptados às necessidades específicas de cada criança.
A intervenção da ABA tem início com uma avaliação detalhada, período em que os comportamentos e habilidades da criança são avaliados. Com base nessa avaliação, são definidos quais objetivos específicos serão trabalhados de forma sistemática.
A abordagem ABA utiliza em seu método o reforço positivo para incentivar comportamentos desejados. Por exemplo, se a criança responde a um comando ou demonstra uma habilidade, ela recebe um reforço, que pode ser um elogio, um brinquedo, uma guloseima ou outra coisa de que goste. Isso aumenta a probabilidade de o comportamento desejado se repetir. Essa metodologia serve não só para ensinar novas habilidades, mas é útil também para substituir comportamentos inadequados.
Outra característica da ABA é que essa ciência enfatiza a repetição e a consistência. As crianças com TEA geralmente necessitam de práticas contínuas para adquirirem novas habilidades e a ABA oferece um ambiente perfeito para isso.
Vale destacar também que a ABA pede uma participação ativa por parte dos pais e dos cuidadores. Eles devem ser treinados para aplicar as técnicas de ABA, seja em casa e em outros ambientes, assegurando que a criança tenha uma aprendizagem consistente em diferentes contextos e espaços. Essa prática é fundamental para o desenvolvimento das habilidades, permitindo que a criança aplique o que aprendeu em diversas situações cotidianas.
Leia também: Regulação emocional no autismo?
Os resultados da terapia ABA podem ser transformadores na vida de muitas crianças e suas famílias, através de progressos notáveis em diversos aspectos como para se comunicar, interagir e aprender. No entanto, é importante dizer que o sucesso da abordagem ABA está diretamente associado ao compromisso a longo prazo e colaboração entre os diferentes agentes como terapeutas, pais, educadores e a própria criança.
Quer saber mais sobre os benefícios da terapia ABA para crianças com autismo? Fale agora com a clínica Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano, somos uma das maiores clínica de abordagem ABA no Brasil. Contamos com uma equipe especializada nesta ciência que poderá trazer resultados promissores para o desenvolvimento do seu filho. Entre em contato com a gente e saiba mais!
Comments