top of page

Como é feita a Análise Funcional?


O universo da psicologia é muito vasto e conta com uma série de abordagens para avaliar o comportamento dos pacientes a fim de oferecer o tratamento mais adequado. E a Análise Funcional é uma dessas abordagens que é bem comum de ser executada dentro dos consultórios. Saiba mais sobre ela e os diferenciais que ela possui aqui neste conteúdo da Núcleo Alcance.



O que é a Análise Funcional?

A Análise Funcional é uma abordagem que pertence ao campo da psicoterapia comportamental. A partir da sua realização, os psicólogos visam compreender os padrões comportamentais disfuncionais dos pacientes em termos de seus antecedentes e consequências a fim de que sejam concebidas estratégias eficientes de mudança no comportamento de determinada pessoa. A Análise Funcional é fundamentada na ideia de que os comportamentos humanos são influenciados por seu contexto e pelas consequências que ocorrem em resposta a esses comportamentos. Esta abordagem visa entender a relação entre o comportamento problemático do paciente e o ambiente em que tudo acontece.


Como é feita a Análise Funcional e quais são as suas particularidades

Primeiramente, o profissional de psicologia que utiliza a Análise Funcional vai identificar todos os antecedentes, os sentimentos que surgem e o eventos que ocorrem antes do comportamento problemático do paciente se concretizar. Dentro do consultório, ele vai coletar todos os dados necessários e organizar tudo com a participação do paciente, o que contribui para fortalecer o vínculo entre as duas partes. Em seguida, o psicólogo irá investigar as consequências que acontecem depois que o paciente teve aquele comportamento problemático, as emoções associadas. A partir daí, ambos irão trabalhar juntos para modificar os padrões. A partir do momento em que o terapeuta fizer esta Análise Funcional, compreender a origem dos comportamentos disfuncionais e possíveis fatores ambientais que possam estar influenciando de alguma forma, ele pode ajudar o paciente a desenvolver estratégias alternativas mais adequadas e planejar as intervenções necessárias. E quando a gente fala de ações e estratégias individualizadas relativas ao comportamento do paciente, podem ser como reforçamento positivo, eliminação de comportamentos indesejados, modelagem de comportamentos alternativos e mudança do ambiente para promover modificações positivas.

Em resumo, a Análise Funcional é uma abordagem bem básica e completa que investiga tanto a vida passada do paciente quanto o seu presente para descobrir as explicações para os comportamentos disfuncionais existentes.

Você sabia que a Núcleo Alcance tem profissionais com expertise na realização da Análise Funcional? Temos uma equipe altamente qualificada formada por mais de 60 profissionais das áreas de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia com especializações diversificadas, o que nos permite atender com excelência pacientes com queixas diversas. Além disso, contamos com a tecnologia da telemedicina para que você possa ser atendido sem sair de casa.


O time da Núcleo Alcance está totalmente preparado para o acolhimento e tratamento de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias. Atendemos por convênios médicos e particulares com valores acessíveis! Clique aqui e marque já a sua consulta!


117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page