top of page
Foto do escritorRedação Alcance

Ciência ABA: como aplicar no dia a dia?



A ciência ABA (abreviação do termo Applied Behavior Analysis, traduzida como Análise do Comportamento Aplicada) é uma ciência amplamente reconhecida e difundida como sendo uma das abordagens mais eficazes no desenvolvimento de crianças com TEA.


Baseada em técnicas científicas, a ABA tem ênfase na aprendizagem e comportamento, auxiliando na aquisição de habilidades sociais e comunicativas, enquanto respeita as características individuais de cada criança. Confira a seguir algumas sugestões práticas que a clínica Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano selecionou para aplicar a ABA no dia a dia de crianças com TEA.

 

 

Ciência ABA: o que é e como aplicar?


ABA é reconhecida por analisar o comportamento do indivíduo, ajudando a identificar quais estímulos influenciam as suas ações. Por meio de técnicas práticas, a abordagem pode incentivar a adoção de comportamentos desejáveis e reduzir os comportamentos problemáticos. Para integrar a ciência ABA na rotina da criança são necessárias sessões formais, pequenos momentos podem ser suficientes para estimular o desenvolvimento e fixar esse aprendizado. Entre algumas aplicações, podemos destacar:

 

 

Rotinas consistentes


Crianças com TEA costumam se sentir mais confortáveis com rotinas bem definidas.

Assim, organizar uma sequência diária de atividades é uma forma de deixa-las seguras com a previsibilidade, o que desencadeia respostas comportamentais mais positivas, fazendo com que a criança entenda o que se espera dela em cada momento ou tarefa. 

 

 

Dividir tarefas em mini tarefas


Uma das práticas baseadas em evidências científicas pela ABA é a análise de tarefas, que sugere que atividades mais complexas sejam divididas em passos menores e mais simples.


Por exemplo, fazer a lição de casa é uma tarefa que pode ser organizada desde separar os cadernos e livros, passando pela organização da mesa, até efetivamente fazer a lição. Essas micro atividades facilitam o aprendizado e evita o estresse.


Reforço positivo


Funciona como um incentivo de comportamentos desejáveis, que podem ser através de palavras como elogios ou frases de motivação ou proporcionar atividades que despertam o interesse da criança. 

 

 

Gerenciamento de comportamentos desafiadores


A ABA atua na investigação da causa por trás dos comportamentos desafiadores, tentando compreender qual é o gatilho ou o contexto que traz à tona determinados comportamentos. Essa análise é importante para identificar quais abordagens podem ajudar a criança a transformar esses comportamentos em reações mais saudáveis e assertivas.

 

 

 

As crianças com autismo podem, sim, se aprender de forma saudável e com mais autonomia, graças às ferramentas valiosas que a ciência ABA oferece. É importante dizer que tanto pais quanto cuidadores e educadores podem aprender a aplicar essa abordagem em situações cotidianas da criança. Quer saber como? Entre em contato com a Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Infantil. Somos uma das maiores clínicas especializadas em ciência ABA no Brasil.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page