top of page

Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

Atualizado: 27 de set. de 2023


Considerado ainda um tabu, o suicídio é um tema que exige muita discussão e conscientização a fim de ajudar o maior número possível de pessoas que estão em sofrimento e com pensamentos sobre tirar a própria. Dentro deste contexto, a campanha Setembro Amarelo é fundamental para promoção de iniciativas e transmissão de conhecimento. Aproveitando a data, a Núcleo Alcance preparou um conteúdo especial sobre o tema. Leia aqui!


A origem do Setembro Amarelo no Brasil


Oficialmente, 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Mas em razão da importância de se discutir esta questão que está presente em todos os países do mundo, a Associação Brasileira de Psiquiatria inseriu no calendário brasileiro a campanha internacional Setembro Amarelo. Este ano, o lema da campanha é "Se precisar, peça ajuda!".

Números alarmantes


De acordo com uma reportagem do portal UOL, o número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021. Em 2022, foram 16.262 registros, uma média de 44 por dia. Em 2021, foram 14.475 suicídios. Em termos proporcionais, o Brasil teve 8 suicídios por 100 mil habitantes em 2022, contra 7,2 em 2021. Os números fazem parte Anuário Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgado em julho.

Tendo em vista este cenário, é essencial conhecer os principais sinais que são característicos de quem está com ideação suicida para oferecer toda ajuda necessária.

Os sintomas mais comuns

Antes de falar sobre os sinais mais comuns de suicídio neste Setembro Amarelo, cabe ressaltar que os sintomas variam bastante. Afinal, há pessoas que externam o fato de que estão com ideação suicida e outras não contam isso para terceiros. Entre os principais sinais que devem acender o alerta estão: falar muito sobre suicídio; isolamento social; a compra de armas; mudanças constantes de humor; descuido com a aparência; alterações no sono e no apetite; aumento do consumo de álcool e drogas; sentir-se sem esperança em relação a alguma situação; tomar atitudes autodestrutivas; distribuição de pertences; desenvolver mudanças de personalidade; etc. Além disso, há dois fatores de risco principais para o suicídio: tentativa prévia (pessoas que já tentaram tirar a própria vida uma ou mais vezes) e doença mental (aqui o paciente pode ser diagnosticado ou não).


Como prevenir o suicídio?


A chave aqui está no apoio e no tratamento psicológico. Se você percebeu que alguém próximo está com pensamentos suicidas é urgente acolher e conversar sem julgar. O suporte de um profissional é determinante. Pois, é o psicólogo que vai ajudar a identificar o paciente a identificar os sentimentos, a entender as suas emoções e auxiliar na compreensão de que contextos intensificam o seu sofrimento.

Você está precisando de ajuda ou conhece alguém que esteja nesta situação? Não perca tempo e entre já em contato com a Núcleo Alcance! Nós temos uma equipe de psicólogos pronta para acolher, prevenir e cuidar de pessoas que estejam vivendo algum tipo de sofrimento ou situação conflituosa, proporcionando melhoria na qualidade de vida.


Atendemos todos os tipos de queixas e faixas etárias nas abordagens Psicanálise, Psicologia Analítica, Fenomenologia, Terapia Cognitivo Comportamental e Análise do Comportamento. Atendemos por convênios médicos e particulares. Nossos valores são acessíveis de forma a possibilitar a continuidade do tratamento. Clique aqui e mande uma mensagem pra gente!


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page