top of page

Câncer de mama: quais os fatores psicológicos envolvidos?


A criação da campanha Outubro Rosa veio da necessidade de promover uma maior conscientização da população a respeito da importância da prevenção do câncer de mama, uma doença que afeta majoritariamente as mulheres. Há diversos fatores que estão relacionados ao risco de desenvolver a doença, como idade, genética e hábitos que não são saudáveis, por exemplo. Mas você sabia que a saúde mental também pode ser um fator de influência para o surgimento desse câncer? Saiba mais sobre o assunto aqui neste conteúdo da Núcleo Alcance.


Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil e pode ser provocada pelos mais diversos fatores. O órgão aponta como fatores de risco: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais (que incluem a ingestão de bebida alcoólica, sobrepeso e obesidade, inatividade física e exposição à radiação ionizante) e fatores genéticos/hereditários.


Mas além destes fatores citados acima, o câncer de mama e outras doenças em geral também podem surgir quando a saúde mental dos pacientes não está em boas condições. Isso acontece porque nossas mentes e corpos estão interligados.


Existem fatores psicológicos que podem estar por trás de um câncer de mama e do desenvolvimento de doenças psicossomáticas, que são aquelas relacionadas a problemas físicos que foram causados pelo sofrimento emocional. Infelizmente, há mulheres que desenvolvem câncer de mama e possuem históricos de problemas que afetaram muito a sua saúde mental. Alguns exemplos são: - Traumas de infância; - Problemas profissionais, que podem envolver trabalho em excesso, desemprego, transição de carreira; - Violência psicológica; - Ansiedade e tristeza; - Depressão; - Luto; - Perdas financeiras; - Entre outros.


Dentro deste contexto, a prevenção ao câncer de mama deve ir além do diagnóstico precoce e da mamografia. É fundamental que todos tenham um cuidado com a própria saúde mental por meio da busca por um apoio psicológico.


A partir da ajuda de um profissional especializado, o indivíduo consegue descobrir o que está incomodando no dia a dia, quais são as causas do seu estresse e receber o tratamento ideal para sanar os seus maiores problemas e inquietações. Além disso, a pessoa vai aprender a lidar melhor com as suas emoções e trabalhar o autoconhecimento.


Quer descobrir o que te aflige e evitar o surgimento de doenças do corpo? Clique aqui para entrar em contato com a Núcleo Alcance! Temos uma equipe formada por mais de 60 profissionais das áreas de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia com especializações diversificadas, o que nos permite atender com excelência pacientes com queixas diversas. Trabalhamos com o acolhimento e tratamento de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias. Atendemos por convênios médicos e particulares. Não perca tempo e fale conosco para agendar a sua consulta!


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page