top of page
Foto do escritorRedação Alcance

A importância do Treino Parental na psicoterapia infantil


Você sabia que a família exerce um papel fundamental quando o assunto é psicoterapia infantil? Afinal, ela é uma peça-chave para o desenvolvimento psicológico da criança e suas habilidades sociais. Por essa razão, o treino parental é um elemento crucial. Saiba mais sobre e entenda como os familiares podem contribuir para os avanços dos pequenos que fazem psicoterapia infantil aqui neste conteúdo da Núcleo Alcance.

O que é treino parental?

Em primeiro lugar, vamos falar um pouco sobre o que é o treino parental. Ele consiste em uma estratégia que é usada em variadas abordagens psicológicas com a finalidade de ajudar os pais, responsáveis e/ou familiares a melhorar o seu comportamento e suas habilidades frente ao comportamento dos seus filhos. Este é um recurso muito importante porque é comum vermos pais e responsáveis com estresse parental (burnout), por exemplo. Em suma, o treino parental se refere a um conjunto de orientações dadas por um terapeuta para os pais ou responsáveis. As sessões podem focar em variados aspectos, como comportamento, comunicação, psicoeducação e problemas de alimentação, por exemplo.

Como funciona o treino parental?

Em geral, o treino parental começa com uma entrevista com os pais e responsáveis a fim de identificar as necessidades da criança e descobrir que estratégias são mais efetivas. O terapeuta então começa a falar para os pais de que formas eles podem desenvolver diferentes habilidades dentro de casa. Eles também treinam habilidades de atenção compartilhada, como melhorar em relação a comportamentos agressivos ou inadequados e a resolver problemas mais rotineiros, por exemplo.

O treino parental tem sido muito indicado para pais e responsáveis de crianças que possuem síndromes genéticas, autismo, câncer, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

Por que o treino parental ajuda tanto na psicoterapia infantil?


O treino parental é um grande aliado para a psicoterapia infantil, pois ajuda a aumentar a eficácia do tratamento das crianças. Isso acontece porque o ambiente familiar é determinante para qualquer tratamento e a família é a maior fonte de estímulos que os pequenos têm contato. É durante as sessões de treino parental que os pais ou responsáveis sabem mais sobre a síndrome que acomete os seus filhos; conseguem equilibrar as expectativas em relação ao desenvolvimento da criança; percebe como pode ajudar em casa a trabalhar as mais diversas habilidades dos filhos; e compreende as limitações e dificuldades enfrentadas pelos pequenos, por exemplo. Ressalta-se ainda que quem passa pelo treino parental leva para a vida as mudanças de comportamento, o que vai trazer um impacto duradouro e que influenciará o desenvolvimento da criança nos próximos anos. Quer saber mais sobre treino parental e aproveitar todos os benefícios que ela proporciona para o desenvolvimento infantil? Entre já em contato com a Núcleo Alcance! Somos formados por uma equipe que atua há mais de 30 anos na área da saúde. Temos profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia com especializações diversificadas. Clique aqui e fale conosco!


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page