Hoje é celebrado no Brasil (e em vários países como França, Argentina, Espanha, Portugal, entre outros), o Dia do Trabalho. A data marca a conquista dos direitos trabalhistas essenciais como remuneração justa e jornada de trabalho adequadas, registro em carteira, férias, 13º salário e etc. Mas sabemos que um ambiente organizacional saudável vai muito além disso. A saúde mental no trabalho também é um aspecto essencial não apenas para a produtividade, mas principalmente para o bem-estar dos colaboradores.
Por isso, em homenagem ao Dia do Trabalho, vamos falar sobre a importância da saúde mental no trabalho e quais iniciativas podem ajudar a promover condições laborais mais favoráveis. Confira!
Qual a importância da saúde mental no trabalho?
Segundo um estudo da startup Conexa, feito com 767 empresas no Brasil, 87% delas alegam ter ocorrido afastamento em razão de doenças que afetaram a saúde mental dos trabalhadores. O transtorno que aparece com maior incidência é a ansiedade (51%), seguido de depressão (17%) e estresse (16%), além de Síndrome de Burnout (15%).
A grave situação já havia sido alertada anteriormente, em 2022, pela OMS (Organização Mundial de Saúde), na divulgação de seu relatório anual. De acordo com o documento, há um aumento expressivo de diagnósticos dos transtornos de depressão e ansiedade no Brasil, com cerca de 11,5 milhões, sendo boa parte desses casos adquiridos no mercado de trabalho.
Leia também: Qual a diferença entre saúde mental e emocional?
Como promover a saúde mental no trabalho
Mas de que maneira as empresas podem ajudar a criar um ambiente organizacional mais saudável aos seus colaboradores? O Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano traz a seguir algumas alternativas.
Criando uma cultura de apoio e abertura
Promova uma cultura organizacional que valorize a saúde mental, onde os funcionários se sintam confortáveis para falar sobre seus desafios e buscar ajuda quando necessário. Isso pode ser feito por meio de comunicação aberta, programas de sensibilização e treinamento para gerentes e funcionários sobre questões de saúde mental.
Fornecendo recursos e suporte
Ofereça recursos e suporte aos funcionários, como sessões de aconselhamento, grupos de apoio e acesso a serviços de saúde mental. Certifique-se de que os funcionários saibam como acessar esses recursos de forma confidencial e sem estigma.
Promovendo o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Incentive práticas que promovam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, como horários flexíveis, políticas de trabalho remoto, férias remuneradas e tempo livre para atividades pessoais. Isso ajuda os funcionários a recarregar as energias e reduzir o estresse.
Fomentando um ambiente de trabalho saudável
Crie um ambiente de trabalho físico e psicossocial que promova a saúde e o bem-estar dos funcionários, com espaços de descanso e interação, áreas verdes, políticas de prevenção ao assédio e discriminação, e práticas que promovam o respeito mútuo e a colaboração.
Oferecendo treinamento e desenvolvimento profissional
Forneça oportunidades de desenvolvimento profissional e treinamento em habilidades de gerenciamento de estresse, resiliência, comunicação eficaz e resolução de conflitos. Isso pode capacitar os funcionários a lidar melhor com os desafios do trabalho, além de promover um ambiente de trabalho mais positivo.
Promovendo a conscientização e a educação
Realize campanhas de conscientização e programas educacionais sobre saúde mental para aumentar a compreensão e reduzir o estigma em torno das questões de saúde mental. Para isso, podem ser organizadas palestras, workshops, materiais informativos e eventos com especialistas.
Observando e ajustando constantemente
Com regularidade, avalie o ambiente de trabalho e as políticas relacionadas à saúde mental, e faça ajustes necessários com base no feedback dos funcionários e nas melhores práticas em saúde mental no local de trabalho.
A implementação dessas e de outras essas estratégias podem ajudar a criar um ambiente de trabalho mais saudável, solidário e produtivo, que promova o bem-estar mental dos funcionários e contribua para o sucesso geral da empresa. Quer saber como aplicar essas mudanças na sua organização? Fale agora com o Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano.
Comments